sábado, 19 de junho de 2010

Até Sempre José Saramago!




Ainda continuo chocada com a morte de José Saramago!
Eu sei que já tinha 87 anos e, inevitavelmente, este dia chegaria, mas doí e muito!
Passei a recear este momento quando ele em 2007 teve Pneumonia e aparecia em público extremamente debilitado.
Foi há sensivelmente 5 anos, tinha 17 anos na altura, quando pela primeira vez tive o prazer e o privilégio de me cruzar com a obra do génio José Saramago. Ok, provavelmente se a obra "Memorial do Convento" não passa-se a ser de leitura obrigatória para o secundário, talvez nunca fosse ler um livro dele.
Primeira impressão quando comecei a ler Saramago "Que raio de escrita, não estou a perceber patavina!" Isto até mais ou menos à página 10 a 20 de Memorial do Convento. Mas e como diz também esse grande poeta Fernando Pessoa "Primeiro estranha-se e depois entranha-se" e foi mesmo isso que aconteceu.
Graças à obrigatoriedade de ter de ler Memorial do Convento tornei-me numa fã.
Seguiram-se "Intermitências da Morte" para mim, sem dúvida o MELHOR romance que li até hoje dele. Lindo, fantástico! Seguiu-se "Evangelho Segundo Jesus Cristo", confesso que este custou muito a ler. Foi, para mim, um livro muito complicado de ler. A vontade de o ler prendeu-se, essencialmente, com o facto de se ter gerado tanta polémica à volta do mesmo. E devo acrescentar como católica que sou que foi chocante, mas ao mesmo tempo revigorante ler aquele livro. A perspectiva que ele tem sobre Jesus Cristo e tudo o que envolve a igreja é brilhante. Mesmo assim adorei ler o livro. Seguiram-se três livros que não terminei de ler: "Pequenas Memórias", que é referente à sua história de vida. Embora não tenha lido na totalidade, é, simplesmente, fantástica a humildade e também ironia que ele usa neste livro para falar da sua vida e tudo o que ele passou. "O Elefante", este confesso, perdi mesmo o interesse pelo livro, sei que é um romance, mas a parte inicial não foi para mim cativante daí ter perdido o interesse em continuar a leitura. Por último, "Ensaio sobre a Cegueira", que é sem dúvida do pouco que li um livro brilhante, o porquê de ainda não o ter acabado de ler é devido ao facto de o ter em suporte informático - ebook - o que não me cativa muito. Pois gosto mesmo é de ir a uma boa biblioteca e trazer aqueles livros, quanto mais velhos melhor, pois mais vezes foram lidos, dá-me gosto.
De seguida seguiu-se "Todos os Nomes", também um romance, não tão marcante como Intermitências da Morte, mas interessante. Last but not least, o último encontro com Saramago foi em Caim. Numa palavra, MEMORÁVEL! É novamente chocante! E continuo a dizer que ele exagerou um pouco quando chamou "Filho da P***" a Deus. Engraçado que ontem repetiram um programa "Conversas com Escritores" na RTP e Saramago referiu que realmente talvez tenha exagerado um pouco, mas que na realidade ele não poderia chamar isso a Deus, tendo em conta que o mesmo não tem mãe. Lol Não deixa de ter razão.
Por ainda me encontrar em estado de choque, acho que tão cedo não voltarei a ler um livro dele, isto porque agora quando isso acontecer ele já não existirá fisicamente. Sei que é estúpido.
Era um génio, um pensador, um romancista como poucos, o único escritor português do qual li mais do que um livro (Porque será?!), o único escritor português vencedor de um Prémio NOBEL, frontal, cheio de convicções, princípios. Perdeu-se sem dúvida uma grande PESSOA.
Como uma pessoa qualquer defendia os seus ideais e infelizmente devido à mente retrógrada que povoa o nosso país viu-se obrigado a ir para Lanzarote. Lá foi muito feliz junto do seu pilar, como ele dizia, a sua mulher. O amor surgiu tarde, quando ele tinha 60 e tal anos, mas valeu a pena! Também eu agradeço a Pilar por ter inspirado Saramago na sua escrita!
É com muita pena que digo, mas ATÉ SEMPRE JOSÉ SARAMAGO! Encontrar-me-ei contigo no próximo livro que ler teu! Fica prometido!
Espero que agora encontres a tua paz e que, embora, fisicamente já não estejas entre nós, perpetuará a tua obra, as tuas ideias, o teu inconfundível estilo literário.
Obrigado por tudo!
RIP!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pica dada por