segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ora aí está uma excelente notícia...

Sangue de tipo O relacionado com menor risco de enfarte do miocárdio

          "Os investigadores descobriram um gene que aumenta o risco de doença cardiovascular e, durante a pesquisa, verificaram que ser portador do tipo sanguíneo O parece proteger contra o enfarte agudo do miocárdio quando as artérias estão obstruídas. O estudo foi publicado na revista “The Lancet“.
          Certos genes predispõem o indivíduo a acumulação de placas nas artérias do coração, enquanto outros conduzem a um enfarte agudo do miocárdio quando já existe acumulação", explicou, em comunicado, o líder da investigação, Muerdach Reilly, professor associado de medicina no Instituto Cardiovascular da University of Pennsylvania, EUA."
          Para o estudo, a equipa comparou cerca de 13 mil pessoas com doença arterial coronária, com cerca de 7.400 pessoas sem a condição. Para identificar os genes específicos que podem estar relacionados com enfarte agudo do miocárdio, compararam 5.800 pessoas com doença arterial coronária que sofreram um enfarte, com 3.600 pessoas que tinham a doença, mas nunca tinham sofrido um enfarte.
          A equipa identificou um gene, chamado ADAMTS7, que foi associado com um risco aumentado de doença arterial coronária. Além disso, na análise específica do risco de enfarte agudo do miocárdio, também encontraram uma relação com o tipo sanguíneo. Os indivíduos com sangue tipo O têm um menor risco de sofrer um enfarte agudo do miocárdio.
          No entanto, os cientistas advertem que, embora o sangue tipo O possa oferecer alguma protecção contra o enfarte agudo do miocárdio em pacientes com doença arterial coronária, isto não significa que seu tipo de sangue, por si só, evite problemas cardiovasculares."

Tendo em conta que o meu grupo sanguíneo é O Rh negativo é uma excelente notícia para mim.
A ver vamos...









Sem comentários:

Enviar um comentário

Pica dada por