sexta-feira, 23 de abril de 2010

And that's why i'm a nonsmoker!

"The trouble with aggressive nonsmokers is that they feel they are doing you a favor by not allowing you to smoke. They seem to think that one day you'll look back and thank them for those precious fifteen seconds they just added to your life. What they don't seem to understand is that those are just fifteen more seconds you can spend hating their guts and plotting revenge."


David Sedaris - Barrel Fever (Diary of a Smoker)

E nunca me irei esquecer daquele meu primeiro turno, noite, que fiz no SU de um Hospital do Norte em que ao entrar no serviço de Obs o odor que emanava de uma das quatro camas, fez-me pressentir logo ali a morte.

Como é que se consegue pressentir a morte de uma pessoa?

E como estava a entrar para receber a passagem de turno, iria acontecer durante o meu turno.
Aquele senhor fumava 60 cigarros por dia e encontrava-se em fase terminal de uma neoplasia pulmonar. Foi HORRÍVEL ver aquele senhor naquele estado, o cheiro que já nem era fétido, era pútrido que expirava, é algo que só estando lá e sentindo é que se percebe.

Sempre que os monitores apitavam dirigia-me de imediato para a beira de senhor, pois pressentia que o momento estava perto e não queria que aquele senhor estivesse sozinho, sendo a minha preocupação tocar na mão dele, o toque que significa muito para mim. Se ele sentia a minha presença nunca saberei, mas sempre esteve presente.
Aquele momento em que estamos a tocar um corpo e quando constatamos no monitor que aquela vida termina é dificil expressar é um sentimento horrível, perceber que a vida daquele ser humano terminou ali, tudo terminou ali, experiências, princípios, crenças.

Faleceu às 4h00 da madrugada de uma segunda feira, o que me confortou foi que durante a tarde de domingo tinha recebido visitas dos seus familiares, havendo assim uma despedida, ou um até já, dependendo das crenças de cada um.

Um senhor extremamente respeitado na sua freguesia e falecer assim sem qualidade de vida nenhuma, mas devo acrescentar que tudo foi feito tanto pela parte médica como de Enfermagem para minimizar ao máximo a sua dor e confortá-lo dentro do possível.

Acredito piamente que este senhor curtiu a vida ao máximo, mas tenho quase a certeza absoluta que se ele tivesse tido a oportunidade de ter visto o seu "futuro" a sua "morte", teria pensado, será que vale a pena isto, para acabar assim?

And that's why i'm a nonsmoker! e simplesmente detesto o odor a tabaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pica dada por